ENSINO-APRENDIZAGEM DE LITERATURA


Devido à didatização dos textos, sejam eles literários ou não, muitas vezes, por sua extensão, os autores de livros didáticos de português (LDPs) optam por fragmentos de obras. Essa maneira de apresentar os gêneros literários na sala de aula é bastante criticada, sinalizando-se que a exposição desses textos deve ser na íntegra e em seu suporte original. Porém, é preciso lembrar que, em muitas escolas do Brasil, não há bibliotecas e a aquisição de livros para muitos ainda é algo inacessível. E os e-books não poderiam cumprir a função de apresentar obras literárias na íntegra? E o Portal “Domínio Público”, que permite o acesso gratuito a obras diversificadas? Novamente, é preciso lembrar que o acesso á Internet não é tão democrático assim, pois, em algumas localidades do Brasil, o sinal eletrônico para tal acesso ainda é muito precário.

Considerando a problemática tanto do acesso quanto ao interesse dos estudantes por obras literárias, avalie as sugestões de atividades para o ensino da literatura propostas a seguir.

I.  A maioria dos jovens só lê obras-primas em razão de exigências dos vestibulares e escolas. Pela falta de prática em leitura, esses jovens encontram dificuldades para compreender a complexidade da linguagem. Assim, uma saída tem sido a leitura de boas adaptações como uma ponte para, se possível, chegar-se aos textos integrais.

II. Os estudantes, de modo geral, conhecem alguma versão dos contos de fadas, mesmo antes de serem alfabetizados. Uma atividade a ser desenvolvida no Ensino Fundamental ll poderia ser a comparação da versão conhecida pelos estudantes com a versão lida/ouvida/exibida em sala de aula, para discutir semelhanças e diferenças, entre tais versões.

III. As obras literárias mais longas podem ser precedidas de uma apresentação geral referente a suporte textual impresso ou digital, informações biográficas do autor e comentários sobre algum trecho significativo para a vida do professor. Após essa motivação, recomenda-se combinar um tempo para a leitura em voz alta de um capítulo da obra.

lV. Os professores podem adotar livros de tradição canônica, seguindo as instruções dos encartes de leitura dos livros didáticos. Nas escolas e que haja bibliotecas, os estudantes podem ocupar o espaço de leitura e escolher as obras livremente. Em ambos os casos, não há a necessidade de discussão prévia das obras.

Em relação à adequada prática de letramento literário, é correto apenas o que se afirma em


ll, lll e lV


III e IV


I e II


I, II e III


I e IV

Talvez o maior lugar-comum da crítica literária no Brasil, hoje, seja o de que o texto é múltiplo. Simples assim: a multiplicidade como algo quase dado, uma característica praticamente a priori das obras, que a interpretação só precisaria atestar ou confirmar. Justamente por ser um lugar-comum, a crença  em uma multiplicidade essencial ou ontológica da literatura não precisa ser ferrenhamente defendida; pelo contrário, ela funciona melhor quando permanece como uma espécie de pressuposto de fundo, frequentemente não declarado, do processo interpretativo. A crença na multiplicidade está presente em todas essas frases, que parecem não precisar de explicação: “esta obra presta-se a infinitas leituras”; ”são inúmeros os sentidos”; ”há uma pluralidade de vozes”; ou até mesmo no nefasto “cada um tem a sua interpretação”. Trata-se aqui, na realidade, deum barateamento brutal da ideia de diferença, que, se, por um lado, está em consonância com tendências culturais e sociais mais amplas, por outro, gera consequências bem determinadas para a prática da crítica no âmbito das Letras e das Ciências Humanas. [...]

 

A poética da multiplicidade encontra sua forma mais apurada na aplicação de teorias. Como tudo é plural, como todo antagonismo foi suprido (fora [...] o antagonismo contra o antagonismo, ou antibinarismo binário), qualquer texto pode ser lido segundo qualquer teoria. Como tudo é dialógico, não importa se você usa Badiou, Barthes, Bataille, Baudrillard, Bhabha, Bourdieu ou Butler (para ficar só no “B”), para o drama renascentista, a épica do século 17, ou no verso livre do 20. No fundo, o verbo “usar” já diz tudo, porque esse tipo de relação entre literatura e teoria é essencialmente utilitário. Determinados autores, como Bakhtin e Benjamin, são tão explorados, são inseridos em debates tão absolutamente díspares, que vale a pena perguntar se ainda faz algum sentido mencionar seus nomes. E é um fenômeno  curioso que, se, por um lado, a crítica da multiplicidade vem questionando o cânone literário, desafiando seu fechamento e reivindicando a inserção de novas vozes, por outro, a teoria vem testemunhando a formação de um cânone próprio, um rol de autores que se tornaram referência obrigatória (inclusive para as novas vozes), cujo conceitos podem, sim, ser problematizados, mas não sua posição a priori como grandes nomes.

Disponível em: https://revistacult.uol.com.br.Acesso em: 17 ago.2014 (adaptado)

 

Sobre a poética da multiplicidade, avalie as afirmações a seguir.

 

I. A multiplicidade é uma característica só recente incorporada pelo texto literário.

II. Há um confronto e, no mesmo momento, um restabelecimento do cânone literário.

III. Uma determinada teoria é capaz de abarcar todas as possibilidades de um texto literário.É correto o que se afirma em


I e III, apenas.


II, apenas.


III, apenas.


I, apenas.


II e III, apenas.

As diversas manifestações de sentimentos expressadas pelos expectadores, podem significar que a arte tem relação com o cotidiano das pessoas, seus valores, seu estilo de vida, sua visão de mundo.

 

De acordo com sua leitura sobre o comentário do filme “O sorriso de Monalisa” (2003), dirigido por Mike Newel, apresentado no capítulo "Arte, literatura e prática pedagógica - intervenções metodológicas", analise as afirmações que seguem:

 

I- o filme nos permite perceber muitos aspectos da relação que se estabelece entre as pessoas e a arte, entre a arte a educação e sociedade.

II- o filme mostra uma crítica à concepção de arte e ao estilo de vida das alunas.

III- o cenário, rico em detalhes, mostra a força da tradição, os conflitos de valores familiares e sociais, concepção de educação e a metodologia no ensino da arte.

IV- há um conflito entre a professora, alunas e direção da instituição ao utilizar uma metodologia tradicional para o ensino da arte vivenciada na escola.

V- o conceito de arte implica a cultura, o indivíduo, a sociedade e a concepção de que o belo na arte varia em tempo e lugar.

 

São CORRETAS as afirmações contidas em:

 


I, III, V.


I, II, III, IV.


II, III, IV.


II, III, IV, V.


I, II, III, V.

Analise as frases a seguir:

 

I. Modernamente, qualquer obra de literatura infantil está totalmente isenta de fins moralizantes, de dirigismos empobrecedores.

 

II. A literatura infantil, concebida esteticamente, ultrapassa limites de idade, já que sua natureza artística pode ser apreciada também pelos adultos.

 

Assinale a alternativa que melhor explica as frases:


A frase I não é verdadeira, uma vez que intenções educativas explícitas podem sobressair em uma obra para crianças ainda hoje.


A frase II não é verdadeira, pois a literatura infantil é escrita apenas para crianças, adultos não devem ler tais obras.


A frase I é verdadeira, pois ao retratar aspectos moralizantes, a obra perde sua estrutura, sua estética e sua finalidade, a fruição.


A alternativa II é verdadeira, pois atualmente, os escritores de literatura infantil se preocupam muito mais com seus leitores adultos do que com as crianças.


A frase I é verdadeira, porque a literatura infantil não dever ser instrumento de transmissão de conteúdos educativos.

Analise as afirmativas abaixo.

 

I. O professor deve procurar tornar a leitura interessante aos olhos da criança, como fonte de surpresas e descobertas.

II. As poesias devem ser apresentadas à criança sem comprometer-se com aspectos formais e estruturais, mas sim, com sensibilidade e emoção próprias do texto.

III. Os temas a serem apresentados devem ser aqueles que trazem uma visão triste e pessimista da vida, para que logo cedo a criança se depare com a realidade dura que a cerca.

IV. A manipulação lúdica dos sons da língua pela criança e a fruição do sonoro, constituem-se parte fundamental do desenvolvimento linguístico e da atração por textos poéticos.
 

 

Estão corretas:

 


 I, II e III.


 II e IV.


II e III.


 I, II e IV.


 I, III e IV.

Com base nos estudos realizados durante este módulo, analise as afirmações que seguem:

 

I- Em relação ao ensino de artes, acredita-se que os modos de agir, de sentir, de imaginar e de interpretar do aluno podem contaminar a percepção dos fenômenos, que devem ser entendidos objetivamente.

II- Toda realidade é relativa, por isso devemos estar abertos a diferentes pontos de vista.

III- Não se educa em ambientes estéreis de sentimentos, de liberdade, de interação e de questionamentos.

IV- A educação formal tem a finalidade de transmitir o legado científico e cultural da humanidade, como se os alunos nada soubessem e em nada pudessem contribuir.

V- Cabe ao docente contribuir para o desenvolvimento do aluno em todas as suas dimensões e não apenas considerá-lo como um talento a ser desenvolvido ou um investimento intelectual a ser realizado.

 

Podemos dizer que as afirmações CORRETAS são apenas:


                       


II, III, V.


I, III, V


II, IV, V.


I, II, III.


III, IV, V. 

Leia o fragmento a seguir: 

 

"Propor um trabalho de criação, a partir de diferentes culturas, possibilita-nos construir um ensino de arte que dialoga com a diversidade presente em nossa realidade, além de permitir que as diferentes experiências e histórias vividas entrem para a escola, invadam nossas salas de aula e tomem conta de nós, o que cria outra dimensão e disposição para a aprendizagem." (KOLB-BERNARDES, 2015, p. 82). 

 

KOLB-BERNARDES, Rosvita. Segredos do coração: a escola como espaço para o olhar sensível. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000100006&lang=pt. Acesso em: 07 dez. 2015.

 

Você estudou sobre a importância da arte e da literatura na educação. Em relação a esse estudo, analise as afirmativas a seguir:

 

1) a apreciação de obras de arte possibilita ao aluno desenvolver habilidades como perceber, pensar, recordar, imaginar e sentir, que são necessárias ao letramento.

 

2) a realização de exercícios de produção literária oportuniza ao educando a elaboração de ideias, sensações, hipóteses e esquemas pessoais que o aluno vai construindo à medida em que vai interagindo com os conteúdos da arte, no processo dialógico.

 

3) o aluno conhecerá sua cultura, ao conhecer a literatura de outras nações, compreendendo os valores que orientam seus modos de agir e de pensar.

 

4) o exercício de percepção, proporcionado pela arte, é um pormenor quando pensamos na demanda de trabalho em relação a decodificação linguística que o professor e o aluno de língua estrangeira têm pela frente.

 

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) corretas:

 


1 e 4.


1, 2, 3.


1, 3, 4.


1, 2, 4.


1, 2, 3, 4.

Leia as afirmações que definem a importância de se aplicar atividades lúdicas no ensino-aprendizagem da língua inglesa.

 

I- Segundo Dinello (2001), a atividade lúdica contém poucas possibilidades de expressão comunicativa e nem sempre é a base da aprendizagem e da construção, tanto da inteligência como da personalidade total.

 

II- Pelas diversas atividades de expressão, o aluno se aproxima da essência da aprendizagem, podendo assim compreender melhor as problemáticas e os relacionamentos, e, assim, organizar seus conhecimentos.

 

III- Ao desenvolver uma metodologia em que a expressão e a criatividade sejam contempladas, o educador-professor possibilita ao aluno o seu desenvolvimento integral, possibilitando, assim, uma relação entre o sujeito e a sua realidade.

 

IV- O trabalho com a atividade lúdica favorece também o desenvolvimento da sensibilidade e da observação, elementos importantes no processo de aquisição da linguagem escrita e oral.

 

Estão corretas as afirmativas:

 


III e IV apenas.


I, II e III.


I, II, III e IV.


II, III e IV.


II e IV apenas.

Com base em seus estudos sobre livro didático, papel do professor de literatura e avaliação, leia as seguintes afirmativas:

 

I) a leitura literária pressupõe a vinculação da estética ao contexto de produção da obra.

II) a avaliação do aluno deve focar a incorporação das convenções e tradições literárias.

III) o livro didático deve auxiliar o aluno na formação de seu gosto pela leitura literária.

IV) o professor deve aliar gosto literário e demandas curriculares na seleção de textos.

V) os testes objetivos são o melhor instrumento avaliativo para a disciplina de literatura.

 

As afirmativas que orientam para uma abordagem de ensino de literatura com vistas à formação de um aluno-leitor são:

 


I, III e IV, apenas.


I, III e V, apenas.


I, II e IV, apenas.


I, IV e V, apenas.


I, II e V, apenas.

Leia o texto, a seguir, sobre a relação leitor/texto.

 

Fatores linguísticos, culturais, ideológicos, por exemplo, contribuem para modular a relação do leitor com o texto, num arco extenso que pode ir desde a rejeição ou incompreensão mais absoluta até a adesão incondicional. Também conta a familiaridade que o leitor tem com o gênero literário, que igualmente pode regular o grau de exigência e de ingenuidade, de afastamento ou aproximação.

 

BRASIL. MEC/SEB. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006, v.1, p. 68.

 

Considerando o texto anterior, é correto afirmar que, no ensino de literatura na escola, os professores:

 


devem adotar metodologias que privilegiem o contato direto com o texto literário estabelecendo relações com outras áreas do conhecimento e com outros códigos e linguagens. 


devem privilegiar, no ensino médio, o estudo de clássicos da literatura estrangeira, a fim de preparar os alunos para o ingresso na universidade.


devem adotar, no ensino médio, obras literárias tendo como referência o conteúdo programático a ser ministrado, favorecendo a aprendizagem necessária para o ingresso na universidade.


devem adotar, no ensino médio, metodologias que privilegiem a história da literatura, porque é um conteúdo que deve ser compreendido em vista da proximidade do vestibular.


devem enfatizar o estudo das obras que se ajustam às necessidades programáticas curriculares, dando ênfase à função didático-pedagógica da literatura.

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